quarta-feira, 3 de setembro de 2008

Spending my Time *

Tem coisas que o dinheiro não compra. Um delas é educação. Não estou falando aqui da educação no sentido acadêmico da palavra, de formação educacional. Estou falando na educação no sentido de polidez, de fazer aqueles gestos, atitudes e usar as palavrinhas mágicas que não custam nada e fazem de você uma pessoa mais agradável de se conviver.

Tenho por hábito chegar na PUC de manhã e dar "bom dia" ao vigia, bom dia à tiazinha da limpeza, bom dia à menina que dá manutenção na máquina de café, bom dia ao carinha que limpa os banheiros, etc. Já cansei de ver pessoas que passam por estes indivíduos e os ignoram como se eles fossem uma máquina que está ali fazendo um trabalho mecânico. "Ele não é meu colega. Não fez faculdade que nem eu fiz, é mais simples e humilde que eu e, portanto, não preciso dar bom dia". Ah... MUITO BEM! Realmente pessoas que pensam assim irão bem longe na vida. O que será que pensam? Que alguém é mais que alguém porque cursou uma faculdade? Ou porque os pais tiveram condições de pagar melhores colégios? Ou porque teve a sorte de nascer em uma família bem abastada? Aí quando entra na cozinha o colega ou a colega que nem é do mesmo time do cara, ele dá bom dia. Agora pode, né amigão? Agora chegou alguém "do seu nível". Esse tipo de pessoa me dá nojo. É por causa deste tipo de gente que o mundo está do jeito que está. Bando de gente besta que acha que é mais que os outros porque viajou praqui ou foi prali, ou porque estudou lá ou acolá. Somos todos seres humanos, somos todos pessoas e todos iremos comer grama pela raiz do mesmo jeito um belo dia. Não é trabalho algum abrir a boca e desejar bom dia às outras pessoas.

Um outro bom termômetro para ver a índole e o caráter das pessoas é ver como ela fala com garçons em um restaurante. Se uma pessoa for rude e ríspida com um garçom, mas virar para você e for simpático e cordial, significa que esta pessoa não é boa. É como se ela estivesse dizendo "desculpa a cena que você presenciou, mas precisei ser rude com este serviçal". Cuide-se com este tipo de gente. Gente assim não presta e é o último tipo de ser humano que você vai querer à sua volta. Quem já esteve acompanhado da minha pessoa de "SPEED Lanches" a "Koh Pee Pee" sabe perfeitamente como eu trato garçons.

Se você é este tipo de pessoa, tente mudar. Você vai ver como faz bem. Você quer passar? Peça licença. Vai ver que pedindo licença com um sorriso no rosto, a pessoa dará espaço e ainda retribuirá com outro sorriso. Domingo passado estava na fila da Rotisseria do Bourbon (pego salada de maionese todo domingo lá pro churras) e tinha um senhor de bastante idade atrás de mim na fila. Foi muito natural eu ceder minha vez pra ele. Aquilo me custou... o que? 2 minutos. No máximo. E nada vale o "obrigado, meu filho" que aquela pessoa que já viveu muito na vida me disse de volta com um sorriso.

Fim de semana passado foi lindo em Porto Alegre. Dois dias seguidos de muito sol, céu azul, temperaturas agradáveis e amenas. As pessoas saíram pra rua, pessoal colocou roupa pra secar, edredon na sacada pra "pegar um sol", essas coisas. Eu ultimamente resolvi fazer o mesmo com o camarada que bate no lado esquerdo do peito. Resolvi colocar ele pendurado do lado de fora pra pegar um sol. Tava empoeirado o coitado. Sabe como é, tempo demais em desuso. Tomara que ainda funcione. Domingão foi dia de Tricolor. Mais uma jornada epopéica do Tricolor dos Pampas rumo ao título do Brasileirão 2008. Eu ainda estou descrente e incrédulo com relação a este caneco. Se vier, é muito mais do que o mais otimista dos Gremistas poderia ousar sonhar. Vou seguir dando uma vaiadinha de leve e uma xingadinha de "burro" ao Celso Roth antes dos jogos. Tem dado sorte!!!

Finalmente, uma coisa que há tempos já eu queria divulgar aqui no blog. É o
Projeto Sobremesa Musical. Todas as quartas-feiras, o Instituto de Cultura Musical da PUC-RS realiza um evento de 30 minutos, das 13h as 13:30, com alguma apresentação de cunho musical. Normalmente são trechos pequenos de compositores famosos ou então algum movimento de alguma sinfonia conhecida. Dependendo do dia, eles partem para músicas populares e até nacionais. Na verdade, eles tentam variar todas as vezes. Nunca fui a dois "Sobremesa Musical" sequer parecidos. Sempre tem algo diferente. Ora violino, violoncelo, piano, tenores, sopranos, flauta, clarinetes, ou a orquestra filarmônica inteira da PUC. Ou tudo junto, ou os instrumentos combinados. Vale conferir. Todas as quartas-feiras, no saguão do prédio 9, ás 13h. Entrada é franca.

Momento Polaroid!!!


Fins de tarde com umidade alta e calor proporcionam espetáculos como este.


Níver da Moni sábado. Dose Dupla de galinhagem pra variar.


Porto Alegre é demais!


Ipanema. The sun is burning!


Who is she??? :o


Dá essa mão aqui guri!


Cai a noite na orla de Ipanema.


Sirvam nossas façanhas de modelo à toda terra.


É lindo ou não é?


Programação da Sobremesa Musical de hoje.


Octeto de Madeiras e Percussão da Orquestra Filarmônica da PUCRS


Salão do Prédio 9.

Namastê!

* Roxette - Spending my Time

22 comentários:

Simone disse...

as pessoas não querem saber de serem educadas. fato. e isso é coisa de brasileiro. me desculpem, mas é verdade. em qualquer outro lugar do mundo onde se vá, todo mundo sorri e diz "bom dia, boa tarde e boa noite". aliás, isso é coisa de Gaúcho, porque todo mundo que vem de fora, reclama que somos fechados e mal-educados. eu concordo.

quarta-feira que vem almoço contigo.

e ótima escolha musical.

namastê!

Simone disse...

e por milagre fui a primeira aqui hoje...

Anônimo disse...

Cara, tenta entende uma coisa: POA não combina com gente educada! Eu muitas vezes fiz as mesmas perguntas que tu fez no teu post, mas desisti. Olha a diferença qdo tu vai pro interior... lá todo mundo se cumprimenta, todo mundo sabe as "palavrinha mágica" só que, na capital, isso não rola. Olha É MUITO DIFÍCIL encontrar alguém educado aqui. Outra coisa que merece um post: shopping no fim de semana. Todo mundo se emboneca pra ir no shopping, parece q tão numa festa. Só em POA, onde as pessoas além de mal-educadas, querem viver de imagem...
WELCOM TO THE JUNGLE, MY FRIEND! No próximo sobremesa eu vo lá dá uma chegada...

Anônimo disse...

faltou um "E" no WELCOME... malditos blogs sem corretor ortográfico! hahahaha

Anônimo disse...

Aplausos para o ilustre colega!!!

Realmente seus pais estão de parabéns, pois educaram e formaram um Homem de caráter e personalidade exemplar! Pelo menos o que conheço de vc tem me mostrado isso!

Eu tbm sou adepta da cordialidade com qualquer pessoa, a gente nunca sabe quando vai precisar de alguém, além disso ... "o que não quero p/ mim não faço para os outros!"
Detesto ser destratada por um ser que é feito de carne e osso como eu e que não sei pq que raios pensa que é superior, mas como tem gente assim no mundo!

Que saudade do clima do sul ... estou aqui me acabando no calor, tomando banho gelado toda hora - hehehe!

Eu fui várias vezes no Projeto Sobremesa Musical na PUC é muito bom MESMO!

Com relação ao momento Polaroid ... "Who is she??? :o" - Porque vc não conta p/ gente?

Texto inteligentíssimo!!!!

Bjs

Mari Thomé disse...

1. Educação vem de casa. Que pais hoje em dia têm tempo de ensinar as crianças. Não se respeita gente da mesma idade, imagina mais velhos.
3. O momento Polaroid é a melhor parte do blog!
4. Esqueci o dois...
5. Vamo, vamo tricolor!
6. Nem estávamos de galinhagem! hehehehe. Não muito!
7. Saudades de ti!!
8. :D

Paulo, no más disse...

Bueno, para as meninas que saudaram a educação caseira do guri, agradeço a gentileza, acho que fizemos a nossa parte (a mãe dele e eu, claro), mas diria que tivemos 10% de participação nisto, os outros 90% são dele (por ter aprendido), mas que foi duro ah foi!!!!!!!
Parece que o Brum aí em cima é adepto da minha tese de que cidades pequenas são mais humanas e também mais educadas. Welcome to country life (será que é assim que se escreve isto...).
Continuo sem saber onde está o ponto de interrogação do meu note...

Thiago disse...

Vamos lá. Respostas a este povo. Razao de ser desse blog. Na verdade, a razao do blog sou eu, mas ele é melhor pq voces existem.

Chega.

Moni e Brum. Falta de educação não é uma exclusividade de Porto Alegre e muito menos do RS. Concordo que no exterior é bem menos. Nos EUA se pede com licença, por favor e obrigado pra tudo. Coisa básica que todo mundo deveria saber e fazer né? Mas não. Na verdade não sei se tem relação com nossa sociedade latina e com tendência hierárquicas e submissivas. Isso é mais complexo.

Cara Andréia, agradeço pelos elogios tecidos à minha pessoa. Não sabia que gostavc de ir à Sobremesa Musical. Veja só que surpresa.

Quanto à identidade da dita cuja, eu não conto porque não quero. Simples assim. E ninguém vai me fazer contar. Quando der vontade eu conto.

Mari... o momento Polaroid é a melhor parte? =/ Tah... respeito sua opinião, mas esse blog tem um texto tb! hehehe.

Paizinho, espero que tenhas curtido sua efêmera vinda a Porto Alegre. Sim, agradeço pela educação dada. Sei que não foi fácil me colocar nos eixos, mas quem diria??

Anônimo disse...

Concordo plenamente.





=T

Simone disse...

Thiago, não é exclusividade nossa, masde 10 pessoas, 7 são mal-educadas. fato.

:P

Anônimo disse...

Que mal educação o que ?
:o)
Adiciono apenas que, para alguns a educação é pra ser usada só com quem tem "dote", e não para as pessoas simples. Aqui vem o que escreveste, não custa nada dar oi pro Tio Michael e depois um oi pra guria que tá repondo o café na máquina.
De resto só posso dizer que 18 pontos a frente é paternidade e não rivalidade.

Unknown disse...

(Borat)

IIIIIIIIIIII know who is sheeeeeeeeeeee ^^ xD


Mas ó: =oX

(Até mesmo porque não me "alembro" do nome.)

Eu sou educada, me orgulho disso, nem palavrão eu falo, e SE falo, falo com muita classe xD
Hahahah xD

Comentário estúpido e desnecessário, mas acho que mais um aumenta a popularidade dessa bodega aqui ;)

Unknown disse...

Vou TER que postar isso aqui cara o.O


Bruzza, Andrissa:
spending my time x.x
Ene, Thiago:
great song!
Bruzza, Andrissa:
waaaaaaaaaaaaaaaaaaaaatchaing the dêêêêêis gôubái!!!!
Bruzza, Andrissa:
é na real gôôôubái
Ene, Thiago:
fiiiiiiiiiiiiiiling so ismóóóól
Bruzza, Andrissa:
rindo alto aqui!
Ene, Thiago:
ai istér ét de uóóóóóls
Ene, Thiago:
ropim dét iouuuu, fink ofi mi tchuuuu
Bruzza, Andrissa:
rôuping métiu
Bruzza, Andrissa:
détiu
Bruzza, Andrissa:
fincomitchu
Ene, Thiago:
huahauahuahuahauahauhauahuhauah
Bruzza, Andrissa:
fincomítchu-UUUUUUUUUUU


x.x... no IM, cara... no íême da ****!!!

CAMINHA, guri, CAMINHA trabalhá!

Simone disse...

BÁ, VOCÊS ACABARAM COM SPENDING MY TIME....

:O

Anônimo disse...

=/
A maioria das pessoas aqui em Curitiba agem desta forma também (infelizmente) e eu ainda prefiro os gaúchos no quesito educação.

Juro que não vou perguntar: Who is She?

huashuashuahsuahushua

oO

Unknown disse...

Ih, Moniiiiii, a gente tem talento pra acabar com qualquer música ^^

Movimentado aqui hein? Parece quermesse em dia santo!

Paulo, no más disse...

Who is she - eu sei, voces não sabem... huahuahuahuahuahua

Anônimo disse...

Conta aí seu Paulo!!!
Who is she?

=P

Simone disse...

Seu Paulo, EU SEI EU SEI!!!

Lerolero!!!

Anônimo disse...

it’s me! :D

:O

Thiago disse...

CHEGAAAAAAAAAAAAAAAA dessa putaria no meu blog!!!!!!

Anônimo disse...

Bom, já que ele mandou parar...

Who is she?
Who is she?
Who is she???

:D