segunda-feira, 29 de setembro de 2008

Dirty Little Secret *

Um fenômeno curioso acontece por estas bandas quando um dos componentes da dupla Gre-Nal consegue grandes feitos. Um destes grandes feitos foi conseguido ontem pelo time lá do outro estádio. Não podemos tirar o mérito dos filhotes da Beira-Lago que jogarem melhor, entraram em campo mais focados, com um esquema tático apropriado para o clássico e que funciona muito bem contra o 3-5-2 manjadaço do Grêmio. De mais a mais, eles ganharam de forma convincente do até então líder desta competição (bom lembrar que ainda temos uma pontuação idêntica à do líder, embora o comentário geral sugira que estejamos uns 10 pontos atrás). De qualquer forma, voltando ao assunto do post, o fenômeno ao qual me refiro é a enxurrada quase que instantânea dos "torcedores modinhas".

É bem fácil identificá-los. Eles são aqueles que passam por você no dia seguinte com a camiseta do clube, sendo que você NUNCA viu a criatura usando uma camiseta do time na vida. Ou então aquela pessoa que sabe que você torce pro outro time e te liga ou manda mensagem ou faz qualquer manifestação a respeito de futebol apenas nesses momentos. Parece que quando o time dela está mal, futebol é um assunto que não existe na vida. Isso sem contar as frasezinhas bestas de msn ou orkut. Gente que você nem sabia que acompanhava futebol, pois jamais haviam colocado nada que lembrasse remotamente futebol e de repente coloca um "Da-lhe (time dos macacos)" no msn.

Eu, particularmente, acho este tipo de atitude digna de pena. Parece que a pessoa quer "aparecer". Sair com a camiseta na rua, academia, escrever no msn, etc significa dizer pra todos que ela está no grupo dos que estão por cima no momento. Mas só por pouco tempo. Assim que a fase boa passa, a camiseta volta para o armário, a frase do msn muda para "Amigaaaaaas, amei o findi!!!!" e essa pessoa não irá dar mais sinal nenhum que torce para um time de futebol até a próxima façanha. Na real, ela não torce por um time de futebol. Ela torce para que o time ganhe para ela poder se aparecer, esta que é a verdade. Este tipo de torcedor provavelmente pisou no estádio duas ou três vezes na vida (em um dos momentos bons) e aposto o que quiser que não sabe dar a escalação do seu time de cabeça.

Fico triste em ver que as pessoas recorrem a este tipo de artifício para se sentirem bem. Deve ser tão ruim este tipo de coisa ser o único meio de sentirem-se bem em suas vidas vazias e de mediocridade, né? Sentir que pelo menos por alguns dias estão fazendo parte de algo vencedor, algo que dá certo. Se você que está lendo este texto é uma destas pessoas, eu tenho uma novidade para você: você NÃO é parte dos vencedores. Seu time pode ser campeão do mundo 1 milhão de vezes que você continuará sendo uma pessoa vazia por dentro que vive de aparências e que tenta esconder de si mesma o quão patética você é. Eu sinto desprezo e pena de você por ter que recorrer a este tipo de artifício para sentir-se melhor com relação consigo próprio e ao mesmo tempo superior aos outros.

Os que têm direito a colher os frutos da glória são os torcedores de verdade. Aqueles que acompanham as notícias, que assistem aos jogos - e veja, não digo ir no estádio. Nem todo mundo gosta de ir ao estádio. Você pode ser um torcedor fiel que nunca foi ao estádio na vida. O torcedor de verdade sabe o que se passa no time, os problemas, sabe qual será o adversário da semana que vem, quem são as opções de jogadores caso um se machuque, e por aí vai. É a pessoa que realmente merece desfrutar dos momentos bons, pois ela também senta e chora junto com o time nos momentos ruins. Ela vive o seu clube o tempo todo, não apenas quando ele está por cima. Isto a dá o crédito de sair na rua no dia seguinte com uma camiseta (se bem que nem precisa, pois todos seus amigos sabem perfeitamente pra qual time você torce, não é verdade?). Eu mesmo sou um que dificilmente saio de camiseta do Grêmio por aí. Muito difícil. Quando ganha título ou quando ganha jogo muito importante (e olhe lá). Acho que quem me conhece sabe muito bem o quanto eu acompanho meu time. Gosto muito de usar a camiseta do Grêmio quando vou a um parque, quando estou viajando, quando vou no mercado domingo de manhã para comprar carne pro churrasco, mas nunca fui daqueles de ir no dia seguinte a jogo. Se tivéssemos ganho ontem eu certamente não estaria de camiseta do Grêmio no trabalho hoje.

Que fique bem claro que isto não é uma crítica aos torcedores do Inter. As manifestações que vi ontem e hoje apenas me encorajaram a escrever o texto, mas este tipo de torcedor existe dos dois lados do muro. Do nosso lado e do lado cor-de-rosa. Apenas queria deixar isso evicenciado.

Momento Polaroid de hoje com uma imagem que vale por mil palavras.


Vista do estacionamento superior do Praia de Belas, antes da aula na FGV.

ATENÇÃO TORCEDOR DO GRÊMIO!!! CLIQUE
AQUI!!!!

Namastê!

*
All American Rejects - Dirty Little Secret

7 comentários:

Guilherme disse...

Bah... virou emo a moçoila...

DÁ-LHE GRÊMIO!!!

Anônimo disse...

Torcedor de verdade tem que dá força para o time na alegria e na tristeza.

E como foi triste o jogo domingo, perder de goleada para o maior rival, deixar o Inter colar de vez no bloco de classificação para a Libertadores e ficar sem a liderança do Brasileirão, que agora é do Palmeiras ... foi muito chato!

Mas, com torcedores de verdade como VC, o Grêmio vai superar isso!

Achei muito engraçado o texto, apesar da revolta, como sempre os textos do Thiago têm o humor caracterírstico dele, cito o trecho: "...a camiseta volta para o armário, a frase do msn muda para "Amigaaaaaas, amei o findi!!!!"

Bjaum :)

Simone disse...

tchê, te entendo... mas vou te dizer algo também... não tenho time. nunca me importei com futebol, ainda mais depois que meu pai faleceu. minha família é Colorada. quando estou com eles torço para o Inter. meus amigos e namorado são Gremistas, quando estou com eles torço para o Grêmio. tenho duas camisetas do Grêmio que uso em dias de jogo para acompanhar bem o time. só não quero briga, sabes? odeio briga ainda mais por futebol. então, nunca escreverei frasesinhas de impacto só porque um time ganhou, mas em dias de jogo do Grêmio, me verás usando a camiseta da modinha. HAHAHAHAHHAHAHHAHAHA... e mesmo assim, ainda te amo! mala!

bjs

Thiago disse...

Moni little muffin - wonka.
Só pra frisar que o texto não foi escrito para pessoas como vc. Voc foi com seu namorado e mais um monte de amigos gremistas olhar o jogo num bar. Natural que vc vista uma camiseta. Até aí tudo bem. Nada contra.

Agora se o Grêmio tivesse ganho e você saísse pela rua no dia seguinte de camiseta, aí sim, vc estaria no "publico alvo" deste texto.

So, no worries, baby.

Bjs.

Paulo, no más disse...

Bueno tu mandaste ver legal, de repente algum colorado vai para o divã do analista hoje mesmo, isto se antes não tomar uma over.
Segunda-feira, um dia após a hecatombe da derrota saí para minha corrida com a camiseta do Grêmio, com 5 pedras no bolso, para o caso de alguma flauta, mas qual não foi minha surpresa ao constatar que várias pessoas, certamente gremistas, disseram: é isto aí, este é de fé, etc...
É que nem casamento - na alegria e na tristeza...
bj filhote freudiano

Mari Thomé disse...

O bom gremista é que nem o Paulo falou mesmo. E as camisetas do grêmio da Moni são antigas, não acredito que se enquadre na moda.

Gremista de verdade adota um cachorro e faz ele vestir a camnisa tricolor em todos os jogos. A Pituca não torceu com afinco e dormiu no segundo tempo, triste com a goleada.

Agora me sinto uma torcedora meio fajuta, por não ir lá no estádio mandar o Inter tomar no *. hehehehe

Quando fores de novo me leva? :)

Adorei a foto, que tu teimaste em não postar por ser do celular. Grande bobagem!! ;)

BEIJOS!!

Simone disse...

Tgiago, só visto camiseta para assistir o Jogo, depois vou para casa e tiro. Camiseta de time de futebol é manto sagrado, não se usa todo dia. Só em ocasiões especiais. Pelo menos para mim...

:P