quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

With one headlight

"Quem teve a idéia de cortar o tempo em fatias, a que se deu o nome de ano, foi um indivíduo genial. Industrializou a esperança, fazendo-a funcionar no limite da exaustão. Doze meses dão para qualquer ser humano se cansar e entregar os pontos. Aí entra o milagre da renovação e tudo começa outra vez, com outro número e outra vontade de acreditar que daqui pra diante vai ser diferente"

Essa frase não é minha. Quem dera eu tivesse genialidade suficiente para escrever algo parecido. Na verdade ela é de Carlos Drummond de Andrade e retrata um dos fenômenos mais interessantes que acontecem nos finais de ano: a magia da renovação. O cara pára de fumar, começa academia, começa uma dieta, começa a estudar praquele concurso e mais um sem fim de outras coisas que você sempre quis colocar em prática, mas faltava a oportunidade. Acho que essa é a grande sacada de uma virada de ano, a oportunidade que surge de tornar estas coisas realidade. O início de um novo ano era aquela desculpa que você estava esperando pra fazer uma porção de coisas que durante o ano você estava sem saco ou então ficava adiando por algum motivo idiota qualquer (semana que vem não porque é semana da Pátria, sabe como é...).

Um dos hábitos que eu mergulho de cabeça durante o verão é leitura. Em 2009 vou tentar fazer com que esse hábito estenda-se para o restante do ano. Acho que sou o contrário da maioria das pessoas que gostam de ler no friozinho, debaixo das cobertas em uma tarde chuvosa de Julho. Eu gosto de carregar um livro sempre comigo em dias ensolarados. Gosto de ler numa rede, deitado na piscina, à beira-mar ou em qualquer lugar refrescante como esses. Na verdade ler é um passatempo dos melhores. O tempo simplesmente voa quando se lê, isto porque a sua própria mente voa. Se o nobre leitor deste blog não tem este hábito, deveria adquirí-lo. Veja menos TV ou filmes e leia mais. Aliás, pare de ler essa porcaria de blog e vá ler um livro.

Estou no meu terceiro livro do verão. Já foram dois e mais ou menos mil páginas de leitura. Aconselho muito os dois primeiros e até agora estou gostando muito do terceiro.



O primeiro do verão foi este romance do escritor chinês Da Chen. Ele mora nos EUA desde 1982. Passa-se na China comunista das décadas de 60 e 70 e fala sobre dois irmãos por parte de pai, sendo um deles bastardo com uma serviçal. Os irmãos nem sabiam da existência um do outro. O bastardo foi abandonado pelo pai e viveu uma vida de miséria e sofrimento, até usar da máquina Comunista para subir no escalão militar e tornar-se homem de confiança do presidente. O outro viveu uma vida de luxo e mimos sob a asa de sua família, que era muito influente e poderosa, composta de banqueiros e militares que praticamente mandavam no país. O destino dos dois cruza-se no amor de uma mesma mulher e eles tornam-se inimigos mortais. A narrativa é empolgante e intensa e prende você o tempo todo. Eu lia esse livro em tudo que era lugar.



A Menina que Roubava Livros, do Markus Zusak, passa-se na Alemanha Nazista da Segunda Guerra Mundial e conta a história de Liesel, uma menina que perdeu a mãe e o irmão e foi adotada por uma humilde família de uma cidadezinha alemã chamada Molching (lê-se "molquin"). Fala como foi a infância de uma criança alemã pobre que sentiu a inevitável e pesada mão da Guerra abater-se sobre ela um dia. É uma leitura um pouco mais pesada que o Rio e a Montanha, mas vale muito a pena. A narrativa é bem diferente e interessante. Mais ainda quando descobrimos QUEM é o narrador. Vou deixar esse segredo para quando você for ler o livro.



Comecei este ontem. É de um escritor espanhol chamado Carlos Ruiz Zafón. Não sei bem a história porque mal comecei a ler, mas passa-se na Espanha pós-guerra e conta a saga de um garoto que é apresentado por seu pai a uma sociedade secreta de leitores de livros mortos. Ao escolher um dos livros para sua primeira leitura, ele vem a descobrir que uma maldição se abate sobre aqueles que o leem**. Destaque para os cenários descritos no livro que são sempre sombrios e escuros.

Bueno, como estou de férias em Rio Pardo até dia 12/01 e passei a virada do ano no litoral norte do estado, naturalmente o momento polaroid vai contar com algumas imagens destes ultimos dias.


Belo fim de tarde às margens do Rio Jacuí - Rio Pardo.


De pernas pro ar.


Ay Caramba!!!


Parafraseando a Guiga, até que a Geneci tá bem enxuta pra quem tá na lida desde 1902!


Nada como um aviso delicado.


As famosas corujas de Capão. Esse ano os fogos foram bem longe delas.


O sol ilumina um dos anjinhos da decoração natalina do calçadão.

Namastê!

*
The Wallflowers - One Headlight
** Já vai tarde, acento circunflexo - ponto pra reforma ortográfica.

7 comentários:

Drika Bruzza disse...

Cara... o.X
SAI daí da frente do "meu" apê de Capão xD
Ô, tipo, ano novo, vida nova, coisas novas e pessoas novas... Na minha vida o 2009 veio 'torânu' e me privilegiou com mudanças pra o lado bom. Que venha mesmo. E quem é que não precisa renascer de quando em vez? Isso faz bem, pro ego, pra banha da pança, pra procurar um novo emprego, um novo namorado, programar uma viagem, ou decidir comprar uma TV nova, ou vender uma TV velha, ou arrumar guarda-roupa, que é uma tarefa medíocre.
Ninguém faz nada sem estímulo, e como 2008 fudeu todo mundo, quem sabe o tal 2009 não seja tão ruim, e assim segue o "Ciclo da Vida" (by Lion King).
Que 2009 venha se desmanchando que nem costela bem assada, cheio de coisa boa como feira de sábado de manhã, coisas bonitas como china em dia de festa.

E DEU de férias! \o;

Anônimo disse...

Ano novo, vida nova!
Realmente ainda bem que temos essas viradas de ano para que possamos fazer nossa lista de metas. Eu sempre tracei as minhas baseadas nos erros cometidos no ano que estava ficando p/ trás, mas vinham as férias depois voltava a rotina e as metas traçadas esfriavam ...

Este ano com certeza vai ser diferente, como não tive férias, comecei a colocar as coisas em prática logo, afinal: "INTENÇÃO SEM AÇÃO = MERA REPETIÇÃO"!

Sobre os livros, estou lendo "A menina que roubava livros", acho meio mórbido, mas vou seguir lendo! Vou ler o que vc indicou: "A Montranha e o Rio", deve ser bom mesmo.

PS.: Sei que não aguenta mais houvir elogios ao Bidu, mas ele é muito fofinho e tem uma cara de bagunceiro!

Bjos e só coisas boas p/ todo mundo em 2009!!!

Anônimo disse...

ô Fiu... pelo pânceps na praia deu pra vê que tu encheu o bucho de peru e pernil de porco, né? hehehehehe... Quanto à Menina que roubava Livros, é só ir na Cultura e pegar a contracapa do livro pra descobri o narrador... =/... no mais, ótimo livro... to no inicinho mas o lance bomba...

aí vai mais uma indicação de leitura. O Guia do Mochileiro das Galáxias do Douglas Adams é uma OBRA! Boas risadas misturado com sci-fi e uma pitada de "ponha o dedo na consciência"...

Abraço por trás!

Thiago disse...

@Drika: 2008 não fudeu comigo, não. E nem contigo ao que me consta. Pára de reclamar de barriga vazia, sua mala.

@Andreia/Brum: Menina que Roubava Livros é sim meio mórbido e não esperem uma leitura feliz pq não a terão. Não é um livro de flores, estradas cor-de-rosa e pintassilgos, mas faz você parar para pensar em questa vitta maledeta.

@Brum: Pânceps tem s sra sua mãe. Isso é só vento que inflou a camiseta, seu mané!

Anônimo disse...

Hahahaha, "Seu Saraiva" e as crises de tolerância zero!

Me divirto muito com as suas respostas, de verdade, é muito engraçado! Achei uma lista com situações que tiram pessoas como o Seu Saraiva e vc do sério, vai um exemplo:

=> Você ta na frente do elevador da garagem do seu prédio e chega um que pergunta:
- Vai subir?
- Não, não, tô esperando meu apartamento descer pra me pegar.

PS.: Não sei o que é pintassilgos!!! E não achei no Google, ok?

Thiago disse...

Cara Andréia, eu não sou engraçado, sou tolerância zero.

Quando o google falhar (e ele não falhou pq coloquei a palavra "pintassilgo" lá e retornaram vários links) tente sempre a wikipédia.

Desta vez serei bondoso e colocarei o link da wikipédia direto aqui.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Pintassilgo-comum

Saudações joviais.

Thiago.

Guiga disse...

Ahm...por acaso é um hábito comum cravar as unhas nos porongos? o_O

Eu adoro ler, mas morro de preguiça! Só não gosto de ler histórias tristes...de triste já basta a vida!

E Feliz Ano Novo!