segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

Moving at the speed of light*

"Eis um pequeno fato: você vai morrer.". Oh!!! Grande novidade. Este trecho da primeira página do "A Menina que Roubava Livros", do Markus Zusak, diz aquilo que todos nós sabemos, mas que às vezes, parecemos esquecer: a vida é finita. Sim, é nosso destino, como organismos vivos e orgânicos que, um dia, por mais saudável que seja nossa vida, por mais que nos cuidemos, façamos exercício, paremos de fumar, de comer picanha gorda, de tomar cerveja e coca-cola, nós iremos todos morrer. Fúnebre? Funesto? Sombrio? Não, acho que não. Depende da maneira que você encara. Depende daquilo que você acredita. Eu encaro de uma forma muito natural. É a situação do tipo: "adianta fazer alguma coisa? Não? Então... pare de se preocupar.". E é bem assim mesmo. Costuma-se dizer que o que não tem solução, solucionado está.

Alguns acreditam que depois que ela chega, aí sim que tudo começa. Outros acreditam que este é o final absoluto. Que não existe além, que não existe alma, que não existe Deus, que somos animais com inteligência em um ecossistema propício à nossa espécie e que no dia que nosso organismo parar nós também paramos por ali mesmo. Eu, sinceramente não sei em que acreditar. O que sei é que ela é a coisa que une a todos nós. Não escolhe raça, nível social, sobrenome, salário, cargo na empresa, beleza física, nada. É o elo que une toda raça humana e todos seres vivo do planeta terra.

Na verdade, o que me motivou a escrever esse texto é uma coisa bem simples. As pessoas parecem achar-se imortais (e imortal é só o Grêmio). Contamos demais com o "amanhã", com o "uma hora dessas", com o "um dia desses", o "semana que vem" e todos os sinônimos para postergação do que se tem a fazer. Deixa eu dar uma pequena informação para você: NÃO EXISTEM nenhuma dessas datas. Só existe uma data para viver, para fazer, para acontecer, e este dia é hoje. As pessoas contam com a prorrogação de suas vidas como certas. Por mais um dia, por mais uma semana, por mais um mês, um ano. Ninguém, além da lei das probabilidades, nos garante esta extensão. Cada segundo a mais que você respira, é uma colher de chá a mais que o destino lhe deu e, pelo amor de Deus, faça coisas que prestem com os segundos extras que você está sendo dado.

Se nada lhe impede de fazer uma coisa hoje, FAÇA-A HOJE. "Ah, mas fulano me ligou hoje a tarde pra sair hoje à noite. Fica mal eu aceitar. Vou fazer um charminho, inventar uma desculpa e marcar pra amanhã ou depois.". Belo exemplo de comportamento humano contando com a eternidade do sopro da vida. Ou então o clássico: "Não, hoje não. É recém a primeira vez que a gente sai juntos. Estou morrendo de vontade, mas não vai rolar. Quando a gente sair a 4ª ou 5ª vez, aí vai rolar.". Ah, muito bem. Perfeito. Afinal de contas, a sua vida eterna vai continuar existindo até lá, não é verdade? Pelo amor de Deus, se você já tem certeza que vai acontecer e você tem vontade, FAÇA! E, veja bem, este tipo de filosofia não se adequa apenas a relacionamentos. Isto vale para tudo. Para fazer aquele passeio, visitar aquele amigo, dizer algo legal para quem você ama, usar aquele jogo de porcelana chinesa que está no armário e que você está guardando para "uma ocasião especial" ou então usar aquela roupa legal que está sendo guardada para a tal ocasião especial.

Veja bem, minha proposta aqui não é que devamos sair fazendo tudo de forma estabalhoada, sem pensar em consequências. Eu mesmo tenho meus planos para o futuro. Eu junto grana todo mês para poder comprar uma casa em um ou dois anos. Isto já é uma prova que não sou um inconsequente que só penso no hoje sem planejar o que vem pela frente. Só gostaria que as pessoas deixassem de frescura. Gostaria que vivessem suas vidas a pleno e que parassem de encarar a vida como uma conta bancária milionária e infinita, que pode-se jogar os minutos e horas pela janela como se fossem notas de cem dólares. Nós temos um tempo finito aqui. Temos dia pra entrar e para sair. O dia para entrar, todos nós conhecemos e o comemoramos todos os anos. O dia para sair ninguém sabe. Pode ser hoje, pode ser amanhã. Este pode ser o último texto que você lê na sua vida antes de sair na rua e ser atropelado por um Scania carregado de melancia com placa de Mato Leitão. Por isso, antes de deixar para outra hora uma coisa que você gosta e está com vontade, mas que não faz porque, sei lá, pega mal - o que vai parecer??? - pense nas palavras escritas neste blog e vá viver sua vida.

Afinal de contas, você tem apenas uma e ela pode acabar a qualquer momento.

Momento Polaroid!!! \o/ Hoje dedicado ao Glorioso Tricolor. Que venha 2009!!!



Uma pequena torcedora tricolor ensaia os primeiros cantos de alento!


Estes veteranos já alentaram o que deu. Devem ter visto o Lara jogar, se bobear.


Victor fala com a imprensa.


Esses aí estão sempre lá. Rumo a 100% de presença em 2009.


Namastê!

*
Coldplay - Speed of Sound

6 comentários:

Guiga disse...

"...ser atropelado por um Scania carregado de melancia com placa de Mato Leitão"...que fim mais chinelão! Hahahahah!
Eu sou dona de deixar tudo pra amanhã...maldita preguiça! Mas volta e meia dou um cutucão em mim mesma e penso "e se não houver amanhã?"!

"É preciso amaAaAaAr as pessoas como se não houvesse amanhã! Pq se vc paraAaAaAr pra pensar, na verdade não há!"

Simone disse...

bá... odeio pessoas com este pensamento de "amanhã". o Alonso é assim. odeio! faço tudo que posso fazer hoje e aproveito cada segundo. é a melhor parte, saborear o que se está vivendo...

:)

Anônimo disse...

Eu tenho vontade de conversar com você quando lhe vejo online no msn...

Thiago disse...

@Anonimo: Ué... mas e não conversa pq? Pode conversar que eu não mordo. Quer dizer, mordo a pedidos, se forem femininos (que espero que seja seu caso, senão esse comentário foi mto gay).

@Guiga: põe chinelão nisso.
@Moni: Mostre esse texto pro Alonso pra ver se ele acorda.

Rodrigo Schütz disse...

Eu entrei aqui para fazer o mesmo comentário que a Guiga:
"antes de sair na rua e ser atropelado por um Scania carregado de melancia com placa de Mato Leitão" hahahahaha!!

Anônimo disse...

cara,
amanhã eu leio teu blog