quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

It Must Have Been Love *

O legal de morar numa cidade grande como Porto Alegre é a possibilidade de encontrar lugares e coisas novas sempre. Na última semana eu conheci dois lugares em nossa bela capital que merecem referência.

Primeiro deles é o
Cachorro do Bigode. Não irei me estender sobre a história do lugar, um dos mais tradicionais de Porto Alegre. Caso você tenha curiosidade de saber mais, o site diz tudo. Considerado um dos melhores cachorros-quentes de Porto Alegre, prepare-se para lambuzar mão, boca, queixo, nariz e tudo num raio próximo ao devorar esta maravilha. Os caras colocam tanta coisa dentro que é impossível comer sem fazer meleca. Vale a pena e é barato. Fui na filial da Zona Sul semana passada com o Guilherme, que sempre é parceiro pra tudo quanto é indiada e nos encontramos lá com o Valdomiro. Sim, por que com o Valdo tem que marcar os negócios do lado da casa dele, senão a moçoila não vai. Depois de pegarmos os cachorros fomos para a casa do Valdo, que eu ainda não conhecia, e rolou cachorro quente com SporTV passando especial da Libertadores 2009. Que momento!

Ontem o
Alexandre Santiago (vulgo Alex Kid in the Miracle World) fez sua festa de despedida destes pagos. Depois de uma tentativa fracassada de irmos no NY72, acabamos, quase que por acaso, indo no Bar do Nito. Aliás, abro aqui um parênteses: quem é que disse que o "melhor" dia de um lugar é aquele que vai mais gente? "Ai.... vai no NY72 na terça e na quinta por que são os melhores dias!". Qual é o critério? Dia que tem mais gente? Dia que tah todo mundo se acotovelando, que não tem lugar pra sentar, que tá quente pra caramba e que sua comida e bebida demoram absurdamente pra chegar? Este não é meu conceito de "melhor", vai me desculpar. Acho que estou ficando velho ou exigente. Na verdade acho que ambos! Fechando parênteses, acabamos a noite no Bar do Nito. E que bela escolha. Abrimos a porta de uma máquina do tempo que nos transportou para um Brasil que não existe mais. Ao som de clássicos da Bossa Nova de Tom Jobim, João Bosco, Vinícius e tantos outros, mergulhamos num universo infindável de chorinhos de MPB executados com maestria pelo próprio Nito que, além de proprietário, também assume o posto de músico da casa. No cardápio, nada de especial. Nada de cervejas importadas nem petiscos muito incrementados. Nao passa dos tradicionais croquete, fritas e aipim, acompanhados de cerveja nacional.

Em resumo: o Bar do Nito é um BAR autêntico na verdadeira acepção da palavra. Os versos soltos escritos na parede, as pinturas que lembram um Rio de Janeiro dos anos 40 e 50 e os garçons de butiquim que estão sempre com um sorriso no rosto completam a atmosfera deste lugar mágico. É um excelente local para bater papo com os amigos, pois o volume da música propicia isso. Além disto, os frequentadores mais antigos e o próprio Nito conversam e brincam com todos, tratando-os como seus amigos de longa data.


Um dos amigos do Nito canta Tango e Chorinho enquanto o mesmo, ao fundo, acompanha no violão.

Como se tudo isso já não bastasse para fazer deste lugar algo especial, um detalhe chama atenção de quem entra. Um senhora. Sim, uma senhora idosa, que deve estar beirando os 70 anos. Reparamos nela logo que entramos no local. Uma dama distinta, bem maquiada, usando jóias e elegantemente trajada, postava-se solitária a uma das mesas, bem de frente para o palco onde o Seu Nito dedilhava o violão. Viemos a saber depois que tal senhora comparece ao Bar do Nito todas as noites sem exceção. Parece que ela é apaixonada por ele há muitos e muitos anos, senta-se sempre à mesma mesa e fica até ele acabar. Eles não trocam uma palavra e este ritual repete-se da mesma forma há anos. Ela limita-se a bater palmas em algumas músicas e dar bebericadas em seu drink (que até agora não descobrimos o que era).


A foto está meio ruim pq foi de celular e não havia muita luz. A tal tiazinha está na direita.

Momento Polaroid de hoje tem um ato de retratação. Tem um quadro aqui chamado "Como saber que uma mulher estacionou este carro?". Pois bem, desta vez, não foi uma mulher. O barbeiro da foto abaixo era um homem. Estava desligando o carro quando ele chegou e estacionou meio assim, como Deus fez a mandioca. Paciência. Alguns desonram a classe!





Foto curiosa da semana. Disse pra ela que essa coisa de roubar dos ricos para dar aos pobres já saiu de moda.

Namastê!

* Roxette - It must have been love

13 comentários:

Horizonte disse...

O Nito é uma figuraça né...
Vai cumprimentando todo mundo que chega, bate papo, faz piada.
Uma noite a muiiiiito tempo atrás fui com 2 amigas lá e fechamos o bar com ele...hahaha
Rolou até um semi-entrevista de uma delas sobre a vida dele.
Certo que daria um documentário bala, de um ícone da boemia que ainda nos transporta a um tempo que espero não morra nunca.

Thiago C. Brum disse...

Tava bala mesmo! Depois vo dedica um post pra tiazinha do Nito... o lance é punk!

Guiga disse...

Olha, eu SEMPRE vejo homens (e mulheres tb, claro...pq barbeiragem não escolhe sexo!) estacionando torto!!!! Fico PUTAAAAAA com isso!!!! E quando ocupam duas vagas? GRRRRRR!!!! Confesso que já risquei muita lataria de carro que estaciona assim! Hahahahaha! Peguei uma chave e CRRRRRRRRR! Hahahahah!
Outra: que aquilo é roupa de Robin Hood, não te tiro a razão, mas...aquilo é uma mulher?!?!?!? Acho que é um macho de vestido.

Guilherme disse...

Bah... agradeço a deferência do amigo.

Abraço e DÁ-LHE GRÊMIO!!!

Thiago disse...

Bah Guigones... vou respeitosamente discordar de você. As mulheres são, na maioria das vezes, mais barbeiras. Homens, no entanto, são mais imprudentes. Agora, aquele carro que anda a 40km/h na pista da esquerda, que fica empatando pra dobrar na proxima esquina a 5km/h enquanto uma fila se forma atrás pra dobrar também (até que a sinaleira fecha e só 3 carros passaram), aquelas boas arranhadas e amassadas de estacionamento de shopping, etc etc. Essas são coisas de mulher. barbeiragens mais "grosseiras" são quase exclusividade de vocês. Não estou dizendo que TODOS homens sao bons motoristas e TODAS mulheres sejam assim. Agora observe daqui por diante quando vc ver alguem fazendo isso no transito. Na grande maioria das vezes serão mulheres.

E olha que quem me ajudou a formular a hipótese foi uma MULHER e que dirige super bem!

Anônimo disse...

Guiga riscando lataria, que feio!!!! uhauhauhauhauha

E concordo com o comentário dela sobre essa última foto! Isso aí não é uma mulher, só pode ser um traveco!!!

Alexandre disse...

Grande post, gostei e me inspirou. Assim que eu fizer o meu eu te falo.
Realmente, a noite no Nito foi inesquecível. De novo eu digo, que pena ter conhecido isso no penúltimo dia. Fiquei puto, mas esperançoso de voltar ai. O Nito tem um lado de 'Queria que minha vida fosse assim'. Nostálgico.

Quanto ao cara estacionando, deixo público aqui minha opinião depois de 10 meses de POA.
Adorei e amei tudo nesta cidade, menos o povo dirigindo, atrás do volante. Esta experiência vai ficar marcada. EITA POVO RUIM DE VOLANTE.
Mas do resto, a cidade e o povo são lindos, o clima, tudo ai. Parabéns aos gaúchos pelo belo estado que têm. Não é de se espantar ao saber que parte quer se separar do Brasil. Realmente, RS é um país à parte do Brasil. Ünico e com uma influência pampiana inigualável e adorável.

Quanto ao Robin Hood, eu também acho que 'aquilo' era alguém que tinha recém vindo da Av. Farrapos. hahaha

Peace out

Namaste de cu é rola. Se liga

Anônimo disse...

Eu gosto desses textos onde o nobre colega descreve situações ou coisas, é MUITO BEM ESCRITO!! Vc se imagina na cena, fiquei me imaginando comendo o cachorro quente do Bigode. Aliás olhando a galeria de fotos do site, entendi o porque do nome ser Cachorro do Bigode.

O Bar deve ser muito legal, particularmente quase nunca gosto de ir em lugares lotados onde vc tem que ficar na fila do banheiro, tem que esperar horrores p/ ser atendido ou tem que conversar gritando. Então o lugar me pareceu perfeito, a tiazinha coitada será que ela gosta desse homem um tempão e ele nada? Que homem ruim, tadinha!!!

"quando ele chegou e estacionou meio assim, como Deus fez a mandioca." - Que frase engraçada!!

PS.: Demorei a entender a mulher "Robin Hood", só achei mal vestida no começo, mas realmente é o próprio Robin - rsrsrs

Bjaum :o)

Guiga disse...

Thiagones...só pra retrucar: mulheres que dirigem mal o fazem por falta de habilidade. Homens que dirigem mal o fazem por prepotência. Completei tua teoria, né? Hehehehe!

Thiago disse...

Retruque mais que aceito. Vc vem ao encontro do que eu havia falado. Perfeito. ;-)

Talita Jacques disse...

Concordo com a parte que o melhor lugar não é sempre o que tem mais gente... Por sinal, odeio lugares cheios.

Drika Bruzza disse...

Lugar lotado quem gosta é sardinha e salsicha enlatada. Eu, não. Tá anotada a dica do bar do Nito, sempre quis ir. Vamo? ^^

Beijo!

Unknown disse...

Achei esse blog por acaso quando procurava no google uma foto boa do bar do meu pai!!Sim, o Nito é o meu pai!!Eu sou a administradora do bar juntamente com meu marido, e gostei muito de saber que todas as pessoas que foram lá gostaram do ambiente...Sobre a senhora sentada na mesa, o nome dela é Genecy e dizem as más linguas que ela realmente é apaixonada por ele, apesar de ele detestar essa idéia.Agradeço a todos que aqui dedicaram um tempinho pra falar desse lugar que é verdadeiramente mágico(pelo menos pra mim que cresci ali dentro). Obrigadão a todos...