quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

I started a joke *

Voltando pra Porto Alegre devagarinho, recomeçando o trabalho. Uma tonelada de emails na caixa de entrada que precisou de uma manhã inteira pra ser limpa, colegas tirando sarro do seu bronzeado e aquele convite pra happy hour que aconteceu semana passada esperando seu aceite na caixa de email. Mas é bom voltar. Somos seres movidos à rotina e a rotina nos faz bem. Ultimamente a minha rotina havia sido dormir até meio-dia, sol, piscina, praia, ceva, caipa, churrasco, comer, comer, comer, beber, beber, beber sem hora certa e meia horinha de exercicio pra dar uma compensada. Digamos que o equilíbrio ficou levemente comprometido desta forma. Quando as férias acabam, você volta ao seu ritmo. Passa a comer nos horários corretos e em quantidades razoáveis, volta a fazer exercícios regularmente e retoma um horário de ir dormir e acordar adequados. Aos pouquinhos o relógio biológico vai retornando ao normal e o bronzeado vai indo embora até a brancura que combina com a selva de concreto tomar conta do corpo novamente. C'est la vie!

Coisa boa Porto Alegre no verão, né? O trânsito é um paraíso, um monte de lugar pra estacionar na PUC, restaurantes com uma lotação aceitável, além, é claro, dos cachorros chatos do vizinho mala viajando e dando uma trégua para ouvidos do prédio inteiro. Dura até depois do carnaval, quando volta tudo de novo que nem era antes e a gente reclama, mas adora.

Lembrei de um negócio engraçado de quando eu estava em Rio Pardo nas férias. Quem é de cidade pequena vai dentificar-se. Seguinte: Eu nasci e me criei em Rio Pardo. Meu avô era mais conhecido que teto de barbearia assim como meu pai, que na qualidade de apresentador de um programa semanal na Rádio Rio Pardo também é mais conhecido que parteira de fronteira. Aí acontece uma coisa curiosa: Você sai na rua (principalmente num lugar que nem Rio Pardo que o centro comercial tem duas ou três quadras e todo mundo faz a caminhada e corrida de final de tarde no mesmo lugar) e um monte cumprimenta de longe, ou pior, faz menção que vai cumprimentar. Você não faz nem idéia de quem as criaturas sejam, mas acaba, mais que rapidamente, cumprimentando também. Vai saber, né? As criaturas ficam olhando e se você passa sem cumprimentar, vai rolar o comentário: "Aquele filho do Paulo Ene, vou te contar, viu? Mudou-se para Porto Alegre, fez umas viagenzinhas pro exterior e pronto: virou um guri cheio. Deve estar se achando bom demais pra cumprimentar as pessoas de Rio Pardo.". Pronto. É o que precisa para você virar o chato e convencido que foi embora e deu as costas para a sociedade que o criou em seus braços. Por estas e outras que, quando estou em dúvida, cumprimento sempre. Além de ser sinal de educação, ajuda você a não ser difamado!

Hoje não tem Momento Polaroid, mas tem algo muito melhor:



Ainda estamos aguardando o comercial do Sport Clube Beira do Lago.

Namastê!

* Bee Gees - I Started A Joke

5 comentários:

Anônimo disse...

Então vamos à boa e velha rotina, afinal uma hora a mamata tem que acabar...

Bjsss

Eu disse...

Engraçado cara, eu também estou passando uma situação parecida e sei exatamente como vc se sente... ehehe cidade pequena é fogo. E olha que ja ouvi dizerem: olha lá, não é o marcos filho da célida que foi pro exército e depois foi morar longe? Agora 'ele se acha' (odeio essa expressão!)...

E rotina é importante... por mais que nós estajamos cansados do dia-a-dia... Talvez ela seja o limiar da nossa disciplina individual: sempre que a ultrpassamos podemos acabar exagerando!

GOstei do Blog bro. Da uma olhada aí no meu pra trocar uma idéia. AH, conheci Rio Pardo beeeemmm esses tempos... eheheh fui fazer um reconhecimento do exercito la e me senti um completo extraterrestre: todo mundo olhava pra mim como se eu fosse de outro planeta! eheheh Mas a cidade é bem legal!

Abraço.

Anônimo disse...

Voltar ao trabalho depois das férias é quase sempre a mesma coisa: emails "passados da validade" p/ ler, responder as mesmas perguntas 10 mil vezes para os colegas: "Como foi o Natal e o Ano Novo?", "Viajou?", "O que vc fez?", etc ... Apesar de ser repetitivo é muito bom!

Eu não sei como é rotina de cidade pequena, mas esse negócio de se cumprimentar eu acho muito legal, questão de educação mesmo. Eu tento fazer isso, mas mesmo no ambiente de trabalho já fiz papel de idiota várias vezes, cumprimentando e a pessoa nem olhando. Em viagens, já encontrei pessoas que me veem no trabalho todo dia, no mesmo avião e a pessoa não dá nem um sorriso, nada, ODEIO isso!

PS.: Na virada do ano tem queima de fogos no Rio Jacuí em Rio Pardo? hehehe

Bjsss

Simone disse...

POA no verão é uma maravilha mesmo. no mais, sempre comprimento qualquer pessoa. ou como diria meu irmão: até sombra!

:P

Adriana Giongo disse...

.. a honra eh minha. sou apreciadora de um texto inteligente ;)
Adriana