sexta-feira, 27 de junho de 2008

Forget what we're told before we get too old*

Frase clássica do nosso prezado e carismático (apesar de ser colorado) colega Sílvio Braga no almoço de aniversário da Thyelle hoje ao meio-dia no Restaurante Panorâmico da PUC: “Thiago, tu tens que ver que alguns rituais que fazíamos no passado não cumprimos mais hoje”. Esta afirmação deve-se ao fato de eu ter comentado à mesa que as pessoas não cantam mais as duas estrofes do “Parabéns a você” de forma repetida. Me lembro que quando eu era pequeno, sempre cantava-se “Parabéns a você” duas vezes. Na primeira, mais comportados e na segunda mais entusiasmados, mais rápido e batendo palma mais forte. Aí no fim o pessoal já estava batendo palma tri forte desritmadamente.

Eu não sei o que está acontecendo com o mundo. A pressa das pessoas em fazer tudo. Tudo tem que ser rápido, no horário, ágil, pontual, pra ontem. Agora está até mesmo refletindo-se no “Parabéns a você”. Parece que é perda de tempo cantar a outra estrofe. Sempre vou chegando ao final da primeira parte já meio com um pouco de tristeza por notar que ali no finalzinho a galera já está dando aquela murchada característica de quem não vai “cantar a segunda”. Sei lá se não é porque a gente fica melindrado com o constrangimento normal da pessoa em ter parabéns cantado pra si, que é uma das coisas mais vergonhosas do mundo, e ficamos com vontade de acabar aquilo de uma vez em solidariedade á pobre criatura. Quando a gente é criança a gente não tá nem aí e quer mais que o colega tenha dor-de-barriga de tanta vergonha mesmo. Eu que o diga que tive essa música cantada pra mim por 60 pessoas na Pós semana passada. Fiquei uma beterraba de tão roxo.

Falando em pressa, tem um defeito meu estou tentando desvencilhar: Eu tenho pressa quando não precisa. Estou sempre com pressa no trânsito, na rua, na chuva, na fazenda e até mesmo numa casinha de sapê. Não, não sou de correr. Mas eu gosto de ficar o mínimo de tempo possível no trânsito. Dar uma de taxista e me enfiar entre dois carros pra parar na sinaleira mais pra frente, ou então dar aquela cruzada no sinal amarelo pra não esperar mais 2 minutos. Quando se tem um compromisso, tudo bem. Mas um dia me peguei fazendo isso num sábado de manhã que estava indo ao mercado público de Porto Alegre comprar umas coisas. Cara... QUAL a pressa de chegar ao mercado numa manhã de sábado? Eu não tinha absolutamente NENHUM compromisso depois... nada.. não tinha NADA pra fazer. Então qual a pressa? Ainda bem que no meio do caminho me dei conta e perguntei-me: “Thiago... por que tu estás com pressa?”. me respondi “Não sei... porque eu sou um babaca, quem sabe?”. Deve ser por isso mesmo.

Vivemos num mundo em que tudo é apressado, rápido urgente. Será que ás vezes não seria uma boa idéia pararmos para indagar a si próprios se aquilo é realmente necessário?

No Polaroid today...

Namastê!

* Snow Patrol – Chasing Cars

6 comentários:

Simone disse...

o problema é que as pessoas estão cansadas de esperar... hoje em dia tudo é rápido, porque os sentimentos não podem ser tb???

Thiago disse...

Porque sentimentos não são uma via de trânsito.

Estranho você ter escrito isso. O trabalho que estamnos fazendo no MBA é de uma Agência de Relacionamentos e um dos pontos é que as pessoas não tem mais paciencia pra procurar, procurar, procurar e querem achar a pessoa certa mais rápido e de forma mais eficiente.

Realmente mta coincidência vc ter escrito isso.

Anônimo disse...

Bom, eu não concordo que relacionamentos e sentimentos sejam tratados como todas as outras coisas e me refiro a todo tipo de sentimentos, homem-mulher, família, amizades, etc!

Nesse mundo maluco e agitado, as pessoas estão se encontrando hoje, se amando amanhã e entrando em crise depois de amanhã.

Uma coisa frenética e louca que tem feito muita gente, que se julga equilibrada, perder os parafusos e fazer muita besteira.

Por isso, prefiro pensar como antigamente em relação à sentimentos!

Bjsss Thiago :o)

Anônimo disse...

“Não sei... porque eu sou um babaca, quem sabe?”

Uahahahahahaha...
"Felizes são aqueles que se reconhecem" :P

Anônimo disse...

Parece que estamos vendo uma luz no fim do túnel. Não adianta pai ou mãe dizer para não ter pressa,que o apressado come crú (com erre mesmo), mas talvez aquela história de água mole tenha funcionado e o nosso Thiago tenha se apercebido, que as vezes andar apressado é algo meio irracional e as pessoas nem sabem bem pq agem assim. Parabéns.

Anônimo disse...

",que o apressado come crú (com erre mesmo," - hahahahahaha...

Meu Deus, tal pai tal filho, agora sei de onde vem o senso de humor do estimado e saudoso colega!

Concordo com seu pai, parabéns mesmo :o)

Bjs