segunda-feira, 11 de agosto de 2008

Little things I should've said and done*

Rio Pardo tem umas coisas engraçadas de cidade pequena. Fui despertado na manhã deste último sábado, véspera de dia dos pais, por uma zueira incompreensível que vinha das ruas. Sabe quando você está no sétimo sono e aos poucos vai acordando com um barulho longínquo e ininteligível, que vai ficando cada vez mais claro até que você desperta? Pois é. Esse tipo mesmo. Aliás, abrindo um parênteses, essa história de sono é bem interessante. Me formei em informática, mas vamos a uma curiosidade a respeito do sono, um dos maiores mistérios da ciência com relação ao ser humano até hoje. O nosso sono é em camadas. Tente imaginar uma piscina demarcada com indicadores de nível. Assim é nosso sono. Começamos mergulhando pela superfície, onde o sono é mais sensível e suscetível a se romper por barulhinhos idiotas. É normalmente o estágio que você está entrando (meio que fechando o olho) quando a guria resolve que quer "conversar" depois de dar umazinha. Bem mala. Falar coisas tipo "ai mas me conta o que tu fez hoje". Posso dormir? Por favor? Obrigado.

Voltando ao assunto, à medida que vamos relaxando e nos aprofundando, barulhos e incômodos pequenos já não nos acordam mais. Até que chegamos no fundo da piscina, onde coisas que passam na superfície já não nos incomodam, está mais escuro e estamos ferrados no sono. É nesta parte que se manifestam os sonhos, que são a manifestação de nosso sub-consciente (ou, em bom português, a manifestação dos pensamentos que estão abaixo da linha de consciência - aquilo que você pensa sem querer pensar, mas que mesmo assim seu cérebro pensa - entendeu né?). Pois é quando a patroa chega nessa parte do sono que tu pode pegar tuas coisas e te tocar pra Carmen que ela não acorda por nada desse mundo. As pessoas que tem dificuldade para dormir ou tem sono leve são aquelas que não conseguem atingir jamais esse nível. A maioria da população consegue.

O processo de despertar é meio parecido. É como se você fosse aos poucos submergindo e chegando nas camadas mais superficiais do consciente, até acordar. Por isto que, voltando agora lááááááá pro início do texto, quando você acorda com uma zueira que vem da rua, seu despertar é gradual e parece que o barulho vai aumentando, aumentando (ás vezes até se mistura com algum sonho seu) até que você desperta.

FECHA PARÊNTESES. Bueno, coloquei a roupa e fui lá na frente para ver o que era. Cara... sem noção. Um tiozinho de microfone na rua com uma galera vindo atrás de bandeirinha. Tinha esquecido dessas coisas bizarras que acontecem em cidade pequena em época de eleição. Como se conhece todo mundo, o vivente sai pra rua de microfone em punho dando oi pras pessoas na rua e também pras que moram nas casas por onde ele passa. O resultado está aí:





Falando em Rio Pardo, já falei que o melhor peixe frito do mundo reside na minha bela cidade natal? Pois é. Quem me conhece sabe que eu odeio peixe. Porém, contudo, no entanto, eu sou louco pela traíra frita do Restaurante Costaneira de Rio Pardo. Acho que já falei desse restaurante no blog. Aquele que flutua quando tem enchente. Pois é, neste sábado ele estava flutuando. Dá uma olhada:



Mas e o peixe? Bueno, não podia faltar foto do peixe, né? Pois eis que surge:



Deu fome só de olhar, né? A traíra é bem sequinha, bem fritinha e o sabor é maravilhoso. Estacionados do lado de fora, carros de Santa Cruz, Porto Alegre, Canoas, Caxias. O lugar é super simples, como pode ser visto pela foto exterior, mas a comida é sensacional. Ah sim, e barata! Vale a pena. Rio Pardo fica a 1h30mins de POA.

Já que comecei a mostrar foto mesmo, vamos logo pro momento Polaroid \o_


Muito agradável acordar com isso aí.


Centro de Rio Pardo bombando no final de semana de dia dos pais.


Bah.... desde que eu me conheço por gente, esses tiozinhos param na frente do Banrisul e ficam a manhã toda de papo. Detalhe pro cusco que ouve atentamente ao conversê.


Outro ângulo do Restaurante Costaneira.


Oigalê enchente véia....


Por isso o tiozinho do Costaneira resolveu fazer um restaurante flutuante.


Prédio tombado pelo patrimônio histórico que será todo reformado. Atentem para o ano no topo.


A solução sábado foi assistir o Tricolor dos Pampas num buteco,


Butecão na concepção clássica da palavra. Deu sorte! Continuo não vendo ninguém à minha frente!


Consegui até um ajudante na cozinha.


Não podia faltar uma dos cães.


"No meio do caminho havia uma árvore..."


A melhor parte de uma viagem é o retorno para casa.

Namastê!

*
Pet Shop Boys - You are always on my mind

12 comentários:

Simone disse...

Passei duas vezes pela entrada de Rio Pardo neste findi. Uma na ida à Bagé e outra na volta. Em ambas eu disse "terra da família Ene". Se eu soubesse que estavas lá, tinha entrado CERTO! Outra coisa, porque cargas d'água vcs insistem em dormir depois do sexo??? Mas que falta de respeito... eu acordo com bifa na orelha. Pode perguntar... mas às vezes eu durmo depois do sexo, aí, coitado se me acordarem. No mais, digo que acordar com o Tiozinho do Microfone gritando, ninguém merece. Eu jogava um balde de água gelada ou uma bomba caseira. Quero comer o peixe-flutuante e a melhor foto é do Bidu deitado na frente da lareira, óbvio!!!

ah, sim, acordei de mal-humor. percebeste???

Bjocasss

PS: saudades de ler teu pai...

Thiago disse...

Tenho um livro aqui em casa chamado "Porque os homens dormem depois do sexo - Mais perguntas que você só faria a seu médico depois do terceiro uísque". Nele tem o embasamento científico de porquê dormimos depois do sexo. Se quiser, te mostro ele amanhã.

E podias ter entrado em Rio Pardo numa boa. Bobeia até podia ter ido comer peixe na praia ;D

Sabes que o convite tah feito neh? :P

Simone disse...

1. amanhã lerei este livro...

2. qdo iremos à Rio Pardo mesmo??? louca para conhecer o Bidu...

Thiago disse...

Mini-Moni-Wonka... é só combinar. ;-)

Drika Bruzza disse...

O engraçado é que até bandeira do PT e do PV tinha no meio... e o cara parecia ser do PSB... se bobear, tinha bandeira do Grêmio e do orgulho gay (opa, tem gay em RP?) e bandeira da Yeda. De repente até do Rigotto. O que vale é o festerê, o gritedo, acompanhar a procissão e soltar fogos de manhã na frente da casa dos outros (?????).
Tem gente ali que garanto que nem sabia o que tava fazendo: tava voltando da padaria e viu aquele mundaréu de gente... "Ah, mas eu vou é ver o que tá acontecendo". Depois fala pro vizinho que acompanhou o cortejo, mas que nem sabe pra que era. E que nem ganhou bandeira.
Fora o clássico bêbado que devia tá ali pelo meio, mais pra lá que pra cá, já caindo com a tontura de tanta bandeira balançando.
Sobre o peixe: Mas é um SENHOR naco de traíra hein?! Bãrrrgamota... E vem com pirão. Mazá! Se eu não detestasse peixe, ia querer provar.
Fotos de RP... de cachorro, de prédio, de árvore no meio do nada... e tu? Bota foto tua também aí pras gurias ficarem felizes ^^

Ô¹, mas e o teu time hein?! DÁ-LE! Aliááááás, eu vou pro estádio de novo, na Libertadores. Engulo o Roth, afinal, pela primeira vez em algumas tentativas, ele não me decepcionou em 4 jogos seguidos. E no más, vamos ter que encher a cara antes de encarar a social em algum boteco e ir de busão. That's life.

Ô², mas e aquela lá e aquele lá hein? Hahahaha x'D

Êta vidinha márrômenu. =}

Paulo, no más disse...

A aliança política para prefeitura de Rio Pardo é uma destas esdrúxulas que existem por aí, já que o candidato a prefeito é do PTB, o vice é do PP, com o apoio do PSDB, do PV e pasmem do PT, o qual é inimigo histórico do PSDB e também do PP, mas em nome da ambição pelo poder pode tudo. Fico me perguntando: onde fica a ideologia nesta história? Acho que foi para o garrão...para não dizer que foi para outra coisa.
Drika - sobre o peixe: eu não sou muito de bicho de água, a Paula também não, o Thiago idem, mas esta traíra de Rio Pardo é diferente, parece até de um animal que pasta, de repente um peixe-boi...

Anônimo disse...

Moni,
Esse negócio do sono depois do sexo é incrível, já me explicaram as razões e me mostraram o livro p/ comprovar, realmente lendo é possível entender e compreender! Chega ser engraçado e bonitinho, vai! hehehe

Aqui em Manaus tem peixe de tudo que é jeito, credo! Eu gosto de peixe e crustáceos, mas peixe tem que ser do MAR, peixe de rio NÃO! É engraçado ver um gaúcho comendo peixe, ainda mais o Thiago que uma vez me disse que se bobear tinha carne na mamadeira qdo criança - hehe!

Odeio período de eleição, ia ficar com muito ódio de ser acordada com uma passeata dessas!

Mais um texto interessante =D

Bjss

Anônimo disse...

Ahhh, aqui eles comem carne de jacaré e tartaruga nos restaurantes - CREDO!!!

Thiago disse...

Drika: Só pq TU pediu, coloquei uma foto minha. Sobre a traíra, sim, é um naco de peixe pra ninguém botar defeito. E cada um daqueles é UM filé. Normalmente pede-se 1 por pessoa. Acomopanha fritas, molho e um paozinho. Algorítmo vencedor.

Pai: tu e a mãe sempre gostaram de peixe. Lembro que o vô fazia aqueles ensopados de pintado que vcs amavam e eu achava horroroso. E vocês ainda gostam de linguado, merluza e sei lá mais o que. Peixe pra mim é essa traíra e a bacalhoada da Dona Fátima. E deu!

Andréia: Comer jacaré e tartaruga deve dar uma puta dor nas costas!

Simone disse...

Bom, pelo visto só eu gosto de peixe aqui... hahahahahahaha... e minha mãe mora em Rio Grande, o que facilita mais ainda...

;)

QUERO IR A RIO PARDO!!!

Anônimo disse...

Hahahaha, meu Deus!
Tá, eles comem a carne dos bichinhos, vai!

bjss

Paulo, no más disse...

Guri, tu acha que sabe tudo, mas tu sabe apenas quase tudo!!!
Sempre detestei aqueles ensopados de pintado, quem adora é a tua mãe. Agora linguado ou côngrio é outra história, mas só para paladares mais requintados... hehehehe