sábado, 30 de maio de 2009

Queria ter me importado menos com problemas pequenos*

É engraçado como um "susto" pode mudar você e dar um novo sabor e colorido para o mundo. Recentemente, fui fazer uma bateria de exames de "revisão dos 30". Tudo que você pode imaginar. Sangue, urina, HIV, leite com pêra, ovomaltino, tamanho da mojeba e por aí vai. Pois não é que meu exame de urina apresentou uma alteração que pode ter diversas causas, entre elas câncer renal. Foram dois dias, como posso dizer, sob o fio da navalha. Nada tem graça, nada tem gosto, nada parece ser um grande problema, quando comparado ao que você pode ter. Tá bom, eu sei que posso ter exagerado um pouco, que pensei no pior caso possível entre todas possibilidades, mas acho que isso é um pouco de natureza humana. Sempre vamos acabar pensando o pior cenário. O fato é que câncer ERA uma das possibilidades e eu não ia sossegar até provar o contrário. Uma simples ecografia na tarde de quinta-feira descartou tal possibilidade (isso mesmo: aquele exame que grávida faz passando um gelzinho na barriga). Também acabou, por tabela, descartando cálculo renal, que podem ser as duas causas mais graves para a alteração no meu exame.

Eu mudei até meu jeito de ser depois deste exame e de saber que estava tudo bem. Atitude diante da vida, diante das pessoas. Olhar sempre o lado bom. Ah, o trânsito está ruim? Sem problema. Eu chego lá uns 10 minutinhos depois. Puxa, tá chovendo pra caramba hoje que eu vou viajar? Sem galho, se o vôo não sair, eu vou amanhã. Ser gentil, ceder seu lugar, ser bom para as pessoas, dar preferencia a uma pessoa de idade na fila do supermercado. Espero que essa fase "Thiago Zen que bom que eu não morrer e a vida é linda" dura bastante tempo. Tudo que eu posso dizer é que a sensação é maravilhosa. Acho que todo mundo deveria passar um cagaço desses na vida ocasionalmente, para aprender a ver como a gente se importa e se irrita com coisas tão fúteis e que não nos prejudicam quase em nada. Hoje fui pegar um negocinho pra comer em um café no aeroporto e tinha uma fila com umas 10 pessoas. É um café bem conhecido de Guarulhos e, por ser assim, tem muito movimento. O cara atrás de mim ficou o tempo todo resmungando da demora. "Ai, que saco. Que demora. Mas que coisa demorada". O tempo TODO. Tipo, meu amigo, você escolheu o café mais movimentado do aeroporto. Um pouquinho de paciência e, principalmente, educação com a pessoa que está te atendendo não tira pedaço. Tu não vai morrer se ficar esperando na fila.

É um novo Thiago. Aguardem.

Em tempo... OLHEM esse cara que toca musicas do Super Mario no piano. Detalhe: ele toca a primeira música vendado.



Momento Polaroid! \o


Mais um belo por-do-sol em Porto Alegre.


Detalhe do fim da João Pessoa e fim da Salgado Filho.


João Pessoa.


Tô arrastando esse corpinho ae.


Namastê!

*Titãs - Epitáfio

segunda-feira, 11 de maio de 2009

Smooth Criminal *

Ninguém me convence que Hello Kitty não é um bicho do demônio. Estava discutindo isto ontem na saída do estádio. É um treco demoníaco que sempre está, em todas as fotos, olhando pro mesmo lado, com a mesma cara apavorante. Mesmo bicho tosco com olho de duas bolinhas, sem sombrancelha, isso sem mencionar o fato que não tem boca. Se alimenta como esse ser? Eu imagino que ele se alimente via poder do cérebro com as mentes e as almas daqueles que possuem seus produtos. Um dia, quando todos nós partirmos dessa para uma melhor, acredito que o critério para mandar "pra cima" ou "pra baixo" será "Usou coisa da Hello Kitty? Sim? Pra baixo." Você está lendo isso e rindo? Talvez achando que é besteira? Próxima vez que passar em alguma loja que venda coisas desse ser enfadonho, olhe bem e veja se ele não tem um olhar meio "compre-me... compre-meee... COMPRE-MEEEE". Depois que você já comprou, ele tenta hipnotizar você com aquele negócio assustador de estar senpre olhando pro mesmo lado e do mesmo jeito, sem boca, nao importa qual seja o tema de fundo da foto. Eu heim? Se você possui um e é do sexo masculino, pior ainda. Acho bom você procurar ajuda (ali na Olavo Bilac tem um estabelecimento comercial que pode ser de grande valia no seu caso).


Vai dizer que não é assustador?

Escuta... qual o problema com vocês, mulheres? Alguém poderia fazer o grande favor de explicar qual a moral de haver metade de uma prateleira no supermercado dedicada exclusivamente a absorventes femininos? Hoje fui encumbido da tarefa de adquirir um destes produtos e me apavorei com a quantidade de variações: Eh o sempre-seca, o dry-max, o sempre seca com abas, o sem abas e sempre dry, o max aba ultra seca, o sem aba dry ultra pra noite, o seca rápido ultra mega livre... e por aí vai. Pelo amor de Deus... é um absorvente!! Não servem todos pra mesma coisa? O fenômeno da natureza que cria a necessidade de uso do produto não acontece em todas as mulheres? Aposto que se homem menstruasse teria uma única marca e de um único tipo, em alguma embalagem bem sem frescura. Você, caro companheiro do sexo masculino, não tem noção o que tem de florzinha e bichinho nessas embalagens de absorvente. Às vezes dá pra confundir com a seção de material escolar. (Não me surpreenderia se houvesse absorvente da Hello Kitty também...USE-MEEEEEEEEEEEEEEE). Para nós, seres dotados de pênis, este tipo de coisa é difícil de compreender. Provavelmente devido a nossos cérebros limitados que consistem em: Futebol, cerveja, churrasco e sexo. A propósito, a prateleira de carnes do supermercado é bem maior que a de absorventes íntimos - graças a Deus.


Pelo menos não fui o único. O titio ali também parecia estar em dificuldades.

Momento Polaroid de hoje é dedicado ao fim de semana que teve uma ida a Rivera no dia das Mães, seguido de uma passadinha em Bagé para ver a Dona Alice, minha avózinha.


O velho e bom pastel da Raabelândia, em Pantano Grande. Insuperável.


Veraneio véia parece estar bem conservada.


A seca pegou forte a região sul do estado. Rosário do Sul.


Rivera - Nosso amigo acompanha o movimento.


Não se apavorem porque a conta é em Pesos Uruguaios. :P


Pelo menos a gente ainda sabe para que lado fica...


Namastê!

*
Michael Jackson - Smooth Criminal

terça-feira, 5 de maio de 2009

I have a constant fear that something's always near

Ontem fui no "zoísta" (até porque "oculista" é outro tipo de especialista que cuida da "zona do agrião") e, após atraso de 15 minutos no início da minha consulta, parei para pensar: por que será que aceitamos numa boa atrasos de até 15 ou 20 minutos em horários de consultas médicas? Eu acho que até hoje não fui a uma ÚNICA consulta que iniciasse no horário previsto. "Ah, mas o doutor está atendendo". Bom, minha senhora, se o doutor - onde mesmo que ele fez o doutorado dele? - ainda está atendendo, significa que o tempo médio das consultas de vocês está mal calculado. No meu trabalho eu tenho que cumprir datas, cumprir prazos. É uma questão de profissionalismo e respeito a quem paga por seu serviço e espera, no mínimo, que ele seja prestado no horário combinado. O pior de tudo é que os consultórios médicos nem ao menos de dignam a prestar algum tipo de informação do tipo "Desculpa, senhor Thiago. Sei que sua consulta era para as 14:30, mas o doutor está um pouco atrasado e atenderá o senhor as 15h". Perfeito. Eu realmente não me importaria. Pior ainda é que neste caso não havia ninguém dentro da sala. Ele estava fazendo sei lá o que e me atendeu quando deu na telha dele.

O que me emputece é esta postura do tipo "A gente sabe que está atrasado, mas não estamos nem aí. Você não se importa, né? E se se importar, azar o seu porque desde que o mundo é mundo é assim. Médicos são seres superiores e você, reles mortal, que espere até Vossa Benevolência fizer o grande favor de lhe atender". Pois sim! Como se eu não o tivesse pagando para me prestar um serviço. E pegando muito bem, diga-se de passagem. Às vezes aceitamos algumas coisas do jeito que são só porque sempre assim o foram e não as questionamos. Pense fora da caixa um pouco, tenha uma visão mais crítica das coisas que o rodeiam. Não aceite tudo só porque sempre foi daquele jeito.

Falando em médico, hoje morreu o primeiro residente norte-americano vítima da Gripe Suína. Uma mulher no Texas. Prato cheio pra imprensa que gosta de fazer um terrorzinho. Esqueceram de mencionar que tal senhora já sofria de uma série de outras mazelas e que até mesmo um resfriadinho comum a levaria. Cuidado para não se deixar impressionar com o que os meios de comunicação dizem. A última pandemia que o mundo viu foi há 45 anos, com a Influenza Espanhola, e vitimou 1 milhão de pessoas. Muito mais gente do que isso morre por ano no mundo todo devido à gripe comum. Mais uma jogada de marketing para vender remédio e para desviar o mundo da crise financeira.

Tá bueno, me rendi ao tal de
Twitter. Pra quem ainda não conhece, antene-se no mundo, meu filho!!! Twitter é a nova febre da internet. É um mini-blog com textos de no máximo 140 caracteres onde você deve responder simplesmente à seguinte pergunta: "O que você está fazendo agora?". Claro que a gurizadinha punheteira virtual que não tem o que fazer acabou dando ao twitter um ar "juventude desocupada e fútil" entupindo-o de besteiras tipo "Estou almoçando", "Vou dormir um pouco", "Acordei com o pé direito", "Vou cagar".... bom, você já entendeu, né? Mas não só como de privada de mentes juvenis se pode usar o Twitter. É possível seguir canais sérios e de "fundamento", como por exemplo, o Portal Exame, o Jornal do Comércio, o Google News, a Antena Tricolor, etc. Ao seguir um canal ou uma pessoa, você é avisado cada vez que um deles coloca uma atualização. Uma forma prática de manter-se informado sem ter que ficar acessando um monte de sites de notícia. Aliás, você me seguir no twitter aqui: http://www.twitter.com/thiagoene

Fim de semana de feriado prolongado, feriadinho na sexta que foi usado para um descanso mais que merecido a beira-mar em ótima companhia. Sim, vim a descobrir que em fim de semana fora do verão o pessoal também vai pra praia. Na sequencia do findi, retorno do litoral no sábado para curtir um pouquinho desse Porto muito Alegre e fazer um passeio novo: A Linha Turismo da Zona Sul. Se você ainda não fez, faça! Vale demais a pena. Apesar de conhecer razoavelmente bem esta cidade ainda podemos ser surpreendidos por algumas coisas que deixamos passar ou até mesmo com uma subida sem fim a um morro que dá uma vista 360º da cidade.

Momento Polaroid!


Voltando da praia sábado. Freeway tranquiliiiiinha...


Não sei se levaria meu "VEDEO" cassete pra arrumar aí.


O sorvete mais barato do mundo.


Ponte dos Açorianos. Costumava ligar a Zona Sul ao Centro meio século atrás. Impressionante como Poa cresceu.


Guaíba velho de guerra.


Morro da Pedra Redonda. Ao fundo, Porto Alegre.


I love this city!!!


Namastê!

* Iron Maiden - Fear of the Dark