sábado, 21 de julho de 2007

For every will there is a way

Tá.. tá!!!

Cedendo a pressões externas eu estou criando o meu blog. Até que aguentei bastante tempo sem fazer um. Digamos que uma noite de sábado chuvosa e uma disposição -10 numa escala de 0 a 100 de sair de casa contribuíram consideravelmente.

Era, na verdade, uma questão de princípios que me dissuadia a criar meu próprio blog. Vou tentar explicar: o blog "expresso" pra mim é um dos símbolos da banalização da internet. Qualquer adolescente abostado de mão cabeluda e cheio de espinhas na cara consegue criar um blog pra ele com a couple of clicks. Tipo, o cara nunca viu um código HTML na vida dele. Eu ainda sou do tempo que fazer uma página era um parto. Vc tinha que literalmente saber escrever um HTML decente pra sua página ficar, no mínimo, apresentável.

Ainda me lembro quando fiz meu curso de HTML lá no longínquo 1997. Eu era apenas um rapaz latino-americano sem dinheiro no bolso (JURO que qualquer semelhança com a musica do Melchior é mera coincidencia) e ingressando nesse mundo maluco da informática. Não sei até hoje se o que me levou a fazer o curso foi o desejo de aprender coisas novas, o desejo de adicionar um item no currículo (que não são muitos quando você tem 17 anos) ou se era pq a instrutura era uma loirinha MUUUUITO ajeitada e toda faceira. Me lembro que as aulas eram no sábado pela manhã na UNISC e minha primeira página foi sobre o Senna. Tinha uma bandeira do Brasil de fundo e um som de background que tocava tema da vitória em .mid. Será que essa gurizada sabe o que é um .mid?!

Pra quem não sabe (se bem que acho que as pessoas que lerão esse blog - diga-se de passagem tenho que começar a fazer propaganda - saibam o que é um .mid), arquivos MIDI foram criados para serem uma comunicação padrao entre instrumentos, sintetizadores, etc. Eles não são a musica em si, mas sim instrucoes pra tocar a musica (tá, eu confesso, eu fui procurar a explicação "bonita" na Wikipédia http://pt.wikipedia.org/wiki/Mid). Eu devo ter algum MIDI em algum lugar do meu PC... peraê...Pronto. Achei!

Tem MIDIS muito bem feitos. Esse que eu achei aqui por exemplo é um deles e é uma das minhas músicas preferidas (por motivos que não vêm ao caso e que posso explicar em outro post)


Mas vamos combinar também que apesar de o MIDI ser bem feitinho, se vc fechar os olhos por um instante vc tem a nítida impressão de estar naquele aniversário de 50 anos de casamento da sua tia-avó, onde um tiozinho fica num canto da festa com um órgão, tocando esta e outras pérolas. Na verdade ele não toca, né? O órgão dele que reproduz o MIDI e ele só dá uma "enfeitada" na música. Este tipo de de tiozinho tb é muito visto em casamentos, aniversários de 15 anos e bailes de debutantes (e suas mais diversas variações). Em Rio Pardo, como não poderia deixar de ser, tem, digamos assim, o "tiozinho" oficial que desempenha esse papel na mais diversa gama de eventos. Quem em Rio Pardo não conhece o Valídio? Velho e bom Valídio. Posse de presidente do Rotary Club, aniversário de casamento ou funeral. Não importa. Ele está sempre lá com seu teclado em punho fazendo a alegria dos presentes.

A tecnologia MIDI (tá... eu já paro de falar disso) tb é usada por um aparelho que ficou bastante popular na década de 90: o Videokê! SIM!!! Aquelas musiquinhas que ficam tocando de fundo nos videokês nada mais são que arquivos MIDI. Vai dizer que isso não é impressionante??

Saindo um pouco do assunto (graças a Deus) amanhã tem jogo do Glorioso no Olímpico. Vamos eu, minha irmã, Valdomiro, Guilherme e acho que o Brum tb (se ele não der pra trás, pq chove e o queima-rosca fica em casa). Vou levar minha câmera e bater umas fotos. Faz tempo que não levo minha câmera pro estádio. Na verdade acho que esse ano ainda nem levei. Tá na hora, né?

Hoje de manhã eu fui na academia!! Sim! Isso é realmente um fato a ser comemorado. Academia e manhã de sábado pra mim sempre foram coisas que não combinavam (como calça preta com camisa marrom ou merengue com sardinha). Depois de 45mins de bike, eu, profe. Carol (que tava de aluna hoje) e o Valdomiro ainda fomos dar uma corridinha ao redor do estádio da PUC. Tenho que começar a correr atrás do preju, pois este retorno ao Brasil + frio + preguiça + trabalho tem se mostrado uma mistura bastante perigosa. Essa semana que passou eu levei minha mochila de academia pra passear de carro todos os dias na PUC e ela voltou pra casa do mesmo jeitinho que foi. Triste, porém realidade. Estamos estabilizando um projeto super importante no trabalho, um dos maiores da história da empresa, e é claro que tem tretas bizarras e coisas inexplicáveis correspondentes a um globo lunar de pepinos pra nós resolvermos. Com isso as horas trabalhadas são mais longas, o cansaço ao sair também é maior e a academia vai ficando em segundo plano. Mas está valendo a pena. Estamos fazendo acontecer.

Eu tomei como política nesse blog (decidi isso agora na verdade) não ficar citando o nome da empresa que eu trabalho por aqui. Quem me conhece sabe de onde vem meus pilas e eu não preciso de sarna pra me coçar.

Bueno... era isso né? Até que escrevi bastante pra uma primeira vez. Prometo não usar mais a área de comentários do blog dos outros pra ficar falando das minhas idéias absurdas. Pelo menos agora elas ficam concentradas num só lugar.

Pra fechar, uma imagem interessante. Fiz um personagem pra mim naquele "crie seu próprios personagem South Park". Editei um pouquinho pra ficar mais parecido comigo (sim, pq não tinha opção com tão pouco cabelo). O resultado está abaixo.


Foi uma satisfação hemorrágica escrever esse primeiro post. Vamos ver por quanto tempo eu vou ter saco de ficar fazendo isso.

4 comentários:

Carla Beatriz disse...

Êêêêêêêêêêêêê!
O Thiago criou um blog dele!
Congratulations!
E eu sou a primeira a postar um comentário! =D
Beijocas,
Carla

Letícia Bittencourt disse...

^^
adorei!

e, hum,.. boa sorte hueheu
(persistência, na real =P)

=***

Gica disse...

Thi, A-D-O-R-E-I!
Vc escreve muito bem, é espirituoso e escreveu de um jeito q dá vontade de ler, ler, ler e ficar triste qdo acaba.
E que vc persista nas postagens deste blog pra eu sempre poder desfrutar das coisas que vc relata!

Beijos

Drika Bruzza disse...

Ok, conforme prometido, vou comentar sobre essas coisas de .MID e tal, mesmo que não sejam do meu tempo (hahaha xP)...
MID numa página era pra mim o fim da picada... o cara levava 3 anos pra carregar a joça e ainda tomava um cagaço daqueles quando o negócio largava aquele som estridente... e num tinha nem "clique aqui pra parar essa merda" porque o "designer" largava um loooooooooooooooooping infinito no código, geralmente feito no notepad mesmo.
Sim, uma merda, Times New Roman, links em azul, visitados em roxo, aí o cara ia atrás de mil gifs animados, um fundo BEM colorido e tu acabava tendo que selecionar o texto pra ler, quando não tinha que colar ele no Word.
Nenhum link, rolagem infinita, texto com 100% da largura da janela e centralizado, aí vinha uma foto, aí mais uma tripa de texto.
Não sei como a internet viveu assim durante tanto tempo, mas não me estranha o "boom" de web designers que acompanharam a "desterrorização" do design na Web. Aí vieram os sites em Flash. Todo o site tinha que ser em flash, ter aquela entrada demorada, carregando [||||||||| ] e o cara esperava, esperava, esperava e acabava desisitindo, acabava deixando de ver o maravilhoso espetáculo de bolinhas subindo e descendo com o fade no título do site.
Es-pe-ta-"coo"-lar.
Eu acompanho essas tendências meio a contragosto, meio de longe, prefiro meus vetores e minhas fotos, combinar cores e misturar texturas.
De "quando em quando" sai alguma idéia pra acabar de construir meu site, mas acabo sempre direcionando pro blog.
Tenho mil pastas, mil designs, todos eles inacabados, todos eles muito legais e sei que tenho que apresentar isso dia desses. Já até pensei em como fazer, mas dá preguiça só de pensar :D
Enfim... Web é pra quem gosta mesmo... minha mãe vive muito bem sem ela e acredito que os MSN's Junkies e Orkut Maniacs só usam pra os devidos fins besteirais a que se propõem.
É a vida :P